Movimento Rockabilly
Origem da Expressão:
- O termo Rockabilly nasceu da junção das palavras "Rock" ( de Rock'n Roll) e "Hillbilly" (Termo utilizado nos Estados Unidos da América para definir música Country).
Origens:
- Embora, o Rockabilly seja considerado como tendo surgido no início dos anos 50, quando Bill Haley começou a misturar "Jump Blues" com "Electric Country", pode-se dizer que surgiu pelo desenvolvimento da música Country dos anos 40.
"Rock around the Clock", sucesso lançado por Bill Haley em 1954, foi o ponto de partida do estilo, e catapultou as carreiras de diversos artistas do Rockabilly.
Bill Haley
No mesmo ano, entretanto, Elvis Presley, iniciou a verdadeira popularização do género com uma série de gravações lançadas pela "Sun Records"
Elvis Presley
Já em 1958, face ao desaparecimento precoce da grande parte dos músicos, o Rockabilly praticamente desapareceu da música popular Norte Americana.
Nos anos 80, passou novamente a ser tendência. Mais tarde algumas bandas misturaram o Rock'n Roll dos Rockabilly com o Punk, formando um sub-género chamado "Psycobilly".
Bandas Actuais de Rockabilly usam nos seus concertos componentes teatrais caracteristicas dos anos 50: o penteado da época, roupas Vintage dos anos 50, o slop do contrabaixo, o "finger-pickin'" na guitarra, acompanhados pelos fãs da época, denominados de "Rocker's" e "Pin-up's"
Pin Up - Ilustração de Gil Elvgren
Pin Up - Ilustração de Gil Elvgren
Pin Up - Ilustração de Gil Elvgren
Em Portugal este movimento está presente e activo em bandas como os "49 special", "Mean Devils", "Texabilly Rockets" e os "Dixie Boys".
Dixie Boys
Bad Bones - Tattoo & Piercings
Bad Bones - Tattoo&Piercings
Bad Bones - Tattoos&Piercings
Natasha - Proprietária da Loja "BadBones"
Rockabillys
*Leopardo;
*Lábios vermelhos;
*Eyeliner;
*Tatuagens e Piercings (actualmente);
* Saias Rodadas;
*Cerejas;
*Franjas curtinhas;
*Xadrez;
*Laços;
*Visual Kitch
Bad Bones - Tattoo&Piercing
Rua do Norte, 85 1600 Lisboa
Portugal
Au Revoir,
ChloeMarieAntoinete
Sem comentários:
Enviar um comentário